ARTIGOS CIENTÍFICOS 2016
Autor (es):
BORGHI, SULYANA; MAINARDES, EMERSON; SILVA, ÉRIKA .
​
Título:
Ativismo institucional e interações Estado-movimentos sociais.
​
Revista/ Editora:
Tertiary Education and Management, v. 22, p. 171-188.
​
Resumo:
Higher education institutions are ever more interested in the development of tools that enable them to evaluate and manage the expectations of their students with the purpose of attracting and keeping them satisfied. This research compares what the faculty believes the students expect from a higher education institution with the expectations of students entering higher education. A quantitative study was performed with students from a higher education institution through the application of a questionnaire covering 32 different expectations. The perceptions of the faculty were also collected through the same questionnaire, suitably adapted. The results of the investigation demonstrated differences in thinking between students and professors, with 19 variables representing student expectations that showed statistically significant mean differences. In 13 variables the students had greater expectations than the faculty believed, while for six variables the faculty indicated higher expectations than the students declared. Identifying the existence of this gap in knowledge will allow the higher education institution to adjust its services to the expectations of students, leading them to greater satisfaction.
​
Autor (es):
DE SETA, ROGER CORDEIRO; MAINARDES, EMERSON WAGNER; SILVA, ÉRIKA RONQUETI TERRA .
​
Título:
Ações de Marketing de Relacionamento utilizadas pelas Agências de Publicidade e Propaganda.
​
Revista/ Editora:
REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, v. 15, p. 281-296.
​
Resumo:
O Marketing de Relacionamento (MR) surgiu de uma necessidade de reconhecer os desejos dos clientes, com o intuito de construir e manter relacionamentos ampliando o incentivo à compra e recompra de produtos e serviços. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi identificar as ações que os profissionais de agências de publicidade e propaganda percebem serem ações de relacionamento com seus clientes no intuito de retê-los. Trata-se de um estudo de caráter quantitativo e descritivo com as agências de publicidade e propaganda, com dados levantados por meio de um questionário respondido por 135 profissionais de agências. Os resultados, obtidos por meio de uma regressão linear múltipla, demonstraram que os colaboradores das agências de publicidade e propaganda consideram que as práticas de MR adotadas por essas agências são atender as necessidades dos clientes e comunicação de duas vias. Concluiu-se, assim, que tais práticas, na percepção dos profissionais, são as atividades realizadas para a manutenção dos clientes das agências participantes da pesquisa.
​
Autor (es):
ALMEIDA, C. ; CARLOS, Euzeneia ; SILVA, R. .
​
Título:
Efetividade da participação nos conselhos municipais de assistência social do Brasil.
​
Revista/ Editora:
Opinião Pública, v. 22, p. 250-285
​
Resumo:
Este artigo avalia a efetividade das instituições participativas no Brasil, tendo como referente empírico os conselhos municipais da assistência social. A avaliação foi realizada por meio do Índice de Efetividade da Participação (IEP), composto por indicadores: a) do grau de institucionalização dos conselhos; b) da abrangência e das condições da deliberação; e c) da qualidade da representação política nessas instâncias. O IEP foi construído com dados referentes ao funcionamento dos conselhos da assistência social no ano de 2012 para todos os municípios brasileiros (Censo Suas, Ministério do Desenvolvimento Social). Nessa avaliação, concluímos que há significativas gradações na efetividade da participação nos conselhos dadas pelas dimensões constituintes do IEF (institucionalização, deliberação e representação) e pela diferenciação regional e populacional dos municípios brasileiros.
​
Autor (es):
MARGON, J.; POUBEL, L.
​
Título:
Tomada de decisão estratégica em organizações complexas: a dinâmica de processos decisórios colegiados em uma universidade pública.
​
Revista/ Editora:
PENSAMENTO & REALIDADE, v. 31, p. 88-106.
​
Resumo:
O processo de tomada de decisão estratégica compreende inúmeros desafios, tornando-se ainda mais desafiador quando tratado em organizações complexas. As universidades estão inseridas em um contexto denominado complexo em função de serem caracterizadas pela sua autonomia, não linearidade e ambiguidades. Assim, o presente trabalho objetivou analisar os processos de tomada de decisão em um órgão colegiado de uma universidade pública, denominado Comissão Permanente de Avaliação (CPA). Para isso, foi feito um resgate teórico considerando as universidades como detentoras de aspectos burocráticos, mas também reconhecidas como anarquias organizadas, no intuito de caracterizar em que contexto, portanto, situa-se a CPA. Assim, esta pesquisa configura-se como de caráter descritivo por meio de estudo de caso, assumindo assim uma abordagem qualitativa de estudo, sendo os dados tratados por intermédio de análise de conteúdo e análise documental. Como resultado, pôde ser observado que as tomadas de decisão na CPA são caracterizadas como processos fragmentados em função dos jogos de interesses entre os diferentes grupos universitários a eles ligados.
​
Autor (es):
SOUZA, Luciana A. M.
​
Título:
“Virada institucional”: o debate sobre o papel das instituições e dos atores políticos locais nas três gerações de estudos sobre o Orçamento Participativo.
​
Revista/ Editora:
REVISTA BRASILEIRA DE INFORMAÇÃO BIBLIOGRÁFICA EM CIÊNCIAS SOCIAIS - BIB, v. 79, p. 83-103.
​
Resumo:
Este artigo apresenta uma reflexão da literatura brasileira sobre o Orçamento Participativo (OP), nos últimos vinte e cinco anos, distribuída em três gerações de estudos a partir de sua evolução temporal, questões e variáveis fundamentais, metodologias empregadas, principais autores e críticas. Argumenta-se que essas gerações apresentam características peculiares, mas se distinguem basicamente pela progressiva incorporação das instituições e dos atores políticos locais entre seus argumentos predominantes. Além disso, discute-se os deslocamentos produzidos por essa literatura não só em virtude das suas limitações teóricas e práticas, mas também da própria evolução temporal do debate que acompanhou de certa forma a origem e a institucionalização dessa instituição participativa. Por fim, apresenta-se os principais desafios desta agenda de pesquisa.
​
Autor (es):
MARQUES, Marcelo de S.
​
Título:
Cultura, poder e pluralismo cultural: uma análise inicial sobre o Palácio Anchieta-ES.
​
Revista/ Editora:
SIMBIÓTICA, v. 3, p. 50-67.
​
Resumo:
Sede do poder político local desde 1759, a partir de 2009, o Palácio Anchieta passou a dividir suas funções político-administrativas com uma nova concepção de utilização: tornou-se também um espaço cultural. Traçando algumas reflexões sobre as imbricações entre cultura e poder, este artigo tem por objetivo analisar as ações do Palácio a partir de problematizações sobre a ideia de pluralismo cultural. Para isso, foram mobilizadas como técnicas de pesquisa qualitativa a análise de conteúdo de documentos oficiais e entrevistas em profundidade com gestores e políticos locais. Os resultados indicam uma gestão focada apenas na democratização do acesso da população, acarretando em limites à ideia de pluralismo cultural, além de se apresentar centralizada, com baixa participação social.
​