PESQUISAS EM ANDAMENTO
Resumo
​
Ao Bolsa Produtividade em Pesquisa PQ2
​
Palavras-chave:
​
Movimentos sociais
Políticas públicas
Populismo de extrema direita
Direitos Humanos
Consequências políticas e biográficas
​
Coordenação
​
Euzeneia Carlos
​
Financiamento
​
Chamada CNPq Nº 04/2021
Resumo
​
Ao longo das duas últimas décadas no Brasil, a ascensão de governos de esquerda em nível federal gerou significativos impactos sobre as políticas públicas na área de Direitos Humanos, causando profundas implicações sobre os movimentos sociais dos setores de gênero, raça e sexualidade. Diante dessa abertura de oportunidades políticas, as organizações de movimentos se adaptaram para interagir com a lógica burocrática do Estado e muitos de seus ativistas passaram a ocupar cargos na burocracia estatal, produzindo impactos políticos e institucionais e influenciando políticas públicas de Direitos Humanos. Nos últimos anos, contudo, mudanças contextuais marcadas por crises e pelo fortalecimento do conservadorismo de direita mudaram profundamente esse quadro. Como essas transformações impactam os movimentos sociais (no nível organizacional e biográfico) e suas consequências políticas e institucionais? O objetivo dessa pesquisa é compreender como o processo de desdemocratização em curso no país impulsionou, entre 2016 e 2022, mudanças no ativismo da sociedade civil e em políticas públicas influenciadas por movimentos sociais nos casos dos movimentos feminista, negro e LGBTQI, analisando-se o nível federal e do estado do Espírito Santo. Para isso, em primeiro lugar, buscaremos caracterizar por meio de dados documentais e entrevistas as mudanças na composição de forças políticas nesses governos, bem como transformações em padrões de repressão, nesse último caso, também lançando mão do método da Análise de Eventos de Protesto. Em segundo lugar, para mapear transformações nos movimentos sociais analisados e em suas consequências políticas e institucionais, realizaremos entrevistas com membros de organizações e ativistas institucionais que mantiveram relações próximas de cooperação com governos na última década, bem como analisaremos documentos normativos relacionados às áreas de políticas públicas por eles afetadas. Por meio dessa pesquisa, esperamos conseguir compreender em múltiplas dimensões como mudanças contextuais de crise impactam movimentos sociais, bem como as políticas públicas na área de Direitos Humanos, especialmente as políticas para as mulheres, para a população LGBTQI e políticas de inclusão racial, construídas em grande medida por meio de interações socioestatais que envolviam esses atores coletivos.
​
Palavras-chave:
​
Movimentos sociais
Políticas públicas
Conservadorismo de direita
Direitos Humanos
Consequências políticas e biográficas
​
Coordenação
​
Euzeneia Carlos
​
Integrantes
​
Matheus Mazzilli Pereira
Cristiano dos Santos Rodrigues
Eduardo Georjão Fernandes
Luciana Andressa Martins de Souza
​
Discentes
Carolina Prado
Daniela Rosa de Oliveira
Danielly Vila Real
Erika Ronqueti
Jeferson Margon
Luara Silva Pereira
Maria Alice Souza Silva
Mirna Santiago Sabatini
Paolo de Souza
Paula Ferrario Traba
​
Financiamento
​
Edital FAPES Nº 03/2021 Universal
Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 Universal
Resumo
​
Investiga a participação da sociedade civil nas ações locais do Sítio PELD - Programa Ecológico de Longa Duração – que trata do monitoramento e avaliação de efeitos climáticos em ecossistemas marinhos costeiros no Espírito Santo.
​
​
Produtos:
1ª Oficina: Mudanças climáticas - como perceber seus efeitos?
2ª Oficina: Mudanças climáticas - identificando problemas, pensando soluções
Boletim Técnico - Mudanças climáticas e Sociedade civil
​
Cartilhas:
Cartilha: Mudanças climáticas - como perceber seus efeitos?
Cartilha: Mudanças climáticas – identificando problemas, pensando soluções
​​
Boletim Técnico - Mudanças climáticas e Sociedade civil
Palavras-chave:
​
Participação
Sociedade civil
Políticas públicas
Mudanças climáticas
​
Coordenação
​
Angelo Fraga Bernardino
​
Integrantes
​
Euzeneia Carlos
Monnique G. Malta Cardoso
Carolina Llanes Guardiola
Renara Mota
Igor Emanuel
Pedro Alves
​
Financiamento
​
CNPq/MCTI/ CONFAP-FAPS/PELD nº 21/2020
Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração
Entre o local e o nacional: os desafios da institucionalização nos conselhos subnacionais nas políticas públicas de direitos humanos
Resumo
​
Este projeto propõe investigar os desafios da participação institucionalizada em conselhos gestores de políticas públicas voltadas à promoção dos direitos humanos, com foco nos níveis estadual e municipal, no contexto de consolidação e reconfiguração das instituições participativas (IPs) a partir da Constituição de 1988. Parte-se da hipótese de que a alternância entre coalizões políticas progressistas e conservadoras nos Executivos nacional e subnacionais impacta diretamente a configuração, o funcionamento e a efetividade dessas instâncias participativas. O objetivo principal é analisar os efeitos dessa dinâmica sobre a institucionalização dos conselhos, considerando diferentes áreas temáticas (como juventude, igualdade racial, diversidade sexual, cultura, drogas, entre outras) e distintos recortes federativos. A pesquisa é orientada por três eixos analíticos: (i) o arranjo institucional e normativo que estrutura os conselhos; (ii) os recursos, trajetórias e desafios enfrentados por conselheiros da sociedade civil e representantes do governo; e (iii) a efetividade e legitimidade dos conselhos na formulação e implementação de políticas públicas. Com base em uma abordagem qualitativa e comparativa, o estudo utiliza dados documentais e entrevistas com conselheiros e gestores públicos. Dialoga com a literatura sobre democracia participativa, governança multinível e políticas públicas em contextos de crise democrática, com atenção especial aos processos recentes de desmonte e resiliência das IPs (Bezerra et al., 2022; Rezende, 2022). Ao enfatizar o papel dos conselhos subnacionais, o projeto busca compreender como as variações intergovernamentais e territoriais afetam a trajetória da participação institucionalizada no Brasil contemporâneo, contribuindo para o debate sobre os sentidos, potencialidades e limites da institucionalização da sociedade civil em contextos de conflito e instabilidade institucional.
Palavras-chave:
​​
​
Coordenação
​
Luciana Andressa Martins de Souza
​
Integrantes
​
Carolina Santiago Prado Durães de Sousa
Nathália Rodrigues Batista de Oliveira
Karini Bergi Albanez
Paolo de Souza Silva
Juliana Rosa
Luciana Menezes
​
​
Financiamento
​​



