ARTIGOS CIENTÍFICOS 2025
Autor (es):
MARQUES, Marcelo de S.
​
Título:
Crítica à política tradicional e posição diferencial: algumas considerações sobre a emergência dos coletivos culturais contemporâneos
​
Revista/ Editora:
Revista Civitas, v. 25, n. 1, p. 1-12
​
Resumo:
As ondas de protesto pelas quais passou o Brasil (2013-2016) trouxeram consigo “novos sujeitos coletivos” à cena política nacional. Com novas estratégias de ação, novas estruturas de mobilização e significados ao debate político-organizacional, os grupos (auto)denominados coletivos passaram a desafiar tanto as ciências sociais como a esfera política formal. Atentos a essa conjuntura, discutiremos como essa configuração, aqui denominada de contexto de crítica à política tradicional, ajuda a compreender a emergência de novos coletivos. Além da revisão crítica de literatura, recorremos a uma metodologia qualitativa através da análise de entrevistas em profundidade com ativistas e do questionário aplicado junto a 55 coletivos culturais. Os resultados indicam que, embora não haja uma relação causal entre esse contexto e a emergência dos coletivos, esse período é fundamental para percebemos a sedimentação de novos significados no debate político-organizacional como forma dos sujeitos (re)significarem as experiências (associ)ativistas já vivenciadas ou conhecidas.
Palavras-chave: Crítica à política tradicional, Coletivos Culturais, Posição diferencial.
​​​
​
​
Autor (es):
MARQUES, Marcelo de S.; MELO, Beatriz F. S.; SILVA, Miguel V. T
​
Título:
Ensino de Sociologia na Educação Básica: Intervenção Pedagógica e recontextualização
​
Revista/ Editora:
Espacio Abierto, v. 34, n. 1, p. 29-46
​
Resumo:
Considerando os desafios do ensino de Sociologia na Educação Básica, o artigo discute o método da Pesquisa-Intervenção e apresenta uma experiência de intervenção pedagógica cujo objetivo foi atuar no processo de recontextualização dos conteúdos, fomentando a assimilação de conceitos e categorias teóricos na reflexão sobre a realidade social. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo revisou a literatura sobre Pesquisa-Intervenção e aplicou o método em práticas educacionais do projeto “Cinema e Sociedade”, implementado em uma escola da rede pública do estado do Espírito Santo. Mobilizando recursos audiovisuais, a intervenção buscou recontextualizar conteúdos tornando o ensino mais dinâmico e significativo para os educandos. Os resultados demostram que os recursos audiovisuais, como ferramentas da mediação, podem enriquecer o debate, despertar o interesse e contribuir para uma formação crítico-reflexiva dos educandos, permitindo trabalhar diferentes conteúdos e conceitos teórico-analíticos conectados à reflexão sobre a realidade social e vivência dos sujeitos.
Palavras-chave: Ensino de Sociologia, Intervenção Pedagógica, Recontextualização, Cinema.
​​​
​
​
Autor (es):
CARLOS, Euzeneia; PEREIRA, Matheus M.; RODRIGUES, Cristiano.
​
Título:
Desmonte de políticas públicas no governo Bolsonaro: políticas para mulheres, de igualdade racial e para LGBTQIA+ em perspectiva comparada
​
Revista/ Editora:
Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n. 124, p. e124044ec, 2025.
​
Resumo:
Neste artigo investigamos como as mudanças nas políticas públicas no governo Bolsonaro produziram o desmonte das políticas para mulheres, de igualdade racial e de direitos de LGBTQIA+. Em diálogo com a literatura sobre desmonte de políticas públicas, examinamos as mudanças na estrutura burocrática, nos programas governamentais e na execução orçamentária nesses três setores de políticas, no âmbito do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos ao longo de 2019 a 2022, através de documentos governamentais e entrevistas com gestores e conselheiros. A partir dos resultados empíricos, argumentamos que as dinâmicas de desmonte nesses setores foram intencionais, processuais e progressivas. Destacamos as decisões de desmonte de baixa visibilidade (omissão e mudança de arena) dos governos precedentes (Dilma e Temer) e demonstramos que o governo Bolsonaro aprofundou o desmantelamento pelo uso de estratégias conjuntas (desmonte por mudança de arena, por ação simbólica e ativo), com efeitos sobre a densidade e a intensidade formal e substancial das políticas.
Palavras-chave: Desmonte de políticas públicas; Extrema direita; Governo Bolsonaro; Políticas para mulheres; Políticas de igualdade racial; Políticas LGBTQIA+.
​​​
​
​
Autor (es):
ARAUJO, Alexsander F.; CARLOS, Euzeneia.
​
Título:
Desastre no Rio Doce: redes de relações do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB)
​
Revista/ Editora:
Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, v. 18, p. 1, 2025.
​
Resumo:
Neste artigo, examinamos a estrutura de redes de relações do Movimento dos Atingidos por Barragens no Espírito Santo (MAB-ES), no desastre no Rio Doce. Este foi um desastre sem precedentes no Brasil, desencadeado pelo rompimento de barragem de rejeitos de mineração da Samarco, Vale e BHP Billiton, em 2015, em Minas Gerais. Após o desastre no Rio Doce, a difusão do MAB para o Espírito Santo foi marcada pela construção da identidade coletiva de atingido. O MAB-ES também desempenhou um importante papel de organização e de articulação das pessoas afetadas, agindo na formação organizacional e identitária da sociedade civil local. Nesse cenário de injustiças socioambientais, como se configuraram as redes de relações do MAB-ES no conflito com autoridades e corporações? Quais processos e mecanismos influenciam a dinâmica das redes e como elas mudam ao longo do tempo? Utilizando métodos de pesquisa mistos, cinco anos do desastre socioambiental (2015-2020) foi examinado: (i) survey aplicado a 44 ativistas de 36 movimentos sociais e organizações civis no Espírito Santo; (ii) entrevistas em profundidade com 4 ativistas do MAB-ES; e (iii) análise de redes sociais do MAB-ES. O estudo demonstra um processo de expansão, mudanças e estabilização nas redes de relações do MAB-ES ao longo do tempo, com destaque ao papel de mobilização dos atingidos e de intermediação do conflito, cujo processo opera os mecanismos de brokerage e de difusão.
Palavras-chave: Movimento de Atingidos por Barragens; Desastre no Rio Doce; Redes de relações; brokerage; Espírito Santo.
​​​
​
​