Pesquisador do NUPAD publica artigo em coautoria na Revista Opinião Pública
- nupadriodoce
- 16 de jun.
- 1 min de leitura
Coletivos e as novidades no debate políticoorganizacional: uma abordagem processual-relacional sobre os coletivos culturais contemporâneos no Brasil
O pesquisador do NUPAD, Marcelo de Souza Marques (UFES), em coautoria com Vanessa Marx (UFRGS) apresentam os coletivos culturais contemporâneos a partir de uma abordagem processual-relacional. O artigo foi publicado na Revista Opinião Pública.
📄 Acesse o artigo: https://doi.org/10.1590/1807-0191202531102
Resumo: Desde o ciclo de protestos pelo qual passou o Brasil (2013-2016), temos observado mais claramente a presença de novos sujeitos coletivos em cena e discutido suas possíveis novidades. Neste artigo, abordaremos os coletivos culturais contemporâneos a partir de uma abordagem processual-relacional para refletirmos sobre o que pode ser compreendido como novidades nessas experiências organizacionais. Os dados da pesquisa nos permitiram destacar inovações concernentes à elaboração de novos padrões de interação com a esfera estatal, às múltiplas linguagens artístico-culturais e às múltiplas agendas. Além da revisão da literatura, a metodologia de pesquisa consistiu em um estudo qualitativo estruturado a partir da análise de entrevistas com ativistas e dos dados de um survey com coletivos culturais no Espírito Santo. Os resultados indicam que, embora os coletivos não representem um novo fenômeno sociológico, podem ser compreendidos como uma novidade na medida em que (re)surgem contemporaneamente resgatando métodos, formas e práticas organizacionais na demarcação do seu próprio modelo organizacional.








Comentários